Foi-se o tempo. Falávamos na capital fluminense com a boca cheia. Em minha infância era o paraíso almejado por todos que viviam no interior. Era o símbolo do “ chique”. O menino passava de ano , nas famílias mais abastadas, e ganhava uma viagem ao Rio como presente. E quando voltava fazia questão de desfilar vestido com camiseta que mostrava o braço mais moreninho ou mesmo bronzeado.. Era o máximo.
Mesmo mais tarde, quando no Exército, fui ao Rio e com uma bagagem de mão passei à pé pelas ruas próximas á Praça Mauá (antiga rodoviária), de madrugada, como se diz, numa boa…
Hoje, em primeiro lugar, se o menino não é aprovado nas provas finais é enviado ao Rio como castigo, pois, corre o risco de ser assaltado, corre o risco de ser interrompido o seu passeio com uma manifestação, aparentemente cívica e que em dado momento, sem nenhuma cerimônia, surgem grupos mascarados e tomam conta do ambiente. Quebram tudo, põem fogo em tudo, assaltam, saqueiam, batem, como sendo a coisa mais natural do mundo e depois que todo está destruído e filmado, surge um pelotão da polícia dando tiros de balas de borracha, jogando spray de pimenta, tudo muito “ manjado” e corre atrás do baderneiro e em poucos momentos o baderneiro é que corre atrás da polícia e nós, pela televisão, contamos quantos vândalos estão alí e o lugar onde se encontram … Eu creio que a PM poderia ter um aparelho de televisão dentro de uma viatura e ver o que nós vemos e eles não…
Será que eles querem mesmo saber quem são os bandidos que estão alí?? Será que a ordem é deixar quebrar tudo e depois fazer de conta que está agindo e prendem uma meia dúzia que dá um depoimento e é solto depois de combinar o próximo encontro??
Assistindo os jornais falados, vimos o horror estampado nas faces dos cidadãos, reféns dessa baderna, e tudo fica por isso mesmo?? Não era já chegada a hora, se a policia carioca não dá conta do recado, de chamar os fuzileiros navais, os paraquedistas e quem mais que possa e acabar de vez com tudo isso ou será que o brinquedinho está de bom tamanho???
O fato é que nós, daqui de longe dos eventos estamos horrorizados e rogando por dias melhores e condizentes com o nosso tipo de vida.. Vamos esperar e que o nosso Cristo estampado no Corcovado proteja a Cidade Maravilhosa e todo o Brasil….
Excelentes as matérias postadas