Pular para o conteúdo

REALIDADE NUA E CRUA…….

Vejo hoje estampado nos jornais grandes manchetes sobre a renuncia do ex- Governador de Minas Dr Eduardo Azeredo, acompanhadas de entrevistas pró e contra ele.

E foi com muita tristeza que vejo a tentativa de massacrar a figura de um homem honrado, nascido em um berço honrado, com padrão de vida compatível com a classe média alta, apesar de tantos cargos e funções exercidos.

Mas, seria uma perseguição política? Inteiramente desprovida de qualquer fundamento? Não houve a  operação fraudulenta  para custear sua campanha eleitoral? E se houve ele não sabia?

Eu tive oportunidade de participar da campanha de Itamar Franco, justamente no pleito em  que disputou com Eduardo Azeredo e pude constatar como se desenrola toda a estrutura da campanha. O candidato a  Governador, a Presidente da Republica ou até mesmo a Prefeito das grandes capitais são os que menos sabem sobre captação  de recursos. Toda a movimentação administrativa, financeira, politica obedece a um planejamento no qual cada setor é entregue a uma equipe e em especial o que se refere aos gastos é composto de um grupo formado por pessoas de confiança do candidato e da intimidade do partido.

Há que se saber que nem todo o recurso angariado é destinado à campanha majoritária, pois o partido ou coligação participa da distribuição do bolo para sustento de algumas candidaturas proporcionais.

O significado disto é que no caso de Minas, na campanha da reeleição de Azeredo, muita gente boa que hoje pretende se desvincular do problema, foi beneficiada com um “adjutório” do recurso cuja captação é centralizada no ex- Governador. E muitos desses sabiam muito mais que ele próprio sobre o funcionamento desse esquema e se locupletavam na participação. Mas agora que “sujou”, agora que se busca um ‘ Judas da aleluia” para surrar, ninguém sabe de nada, ninguém viu nada a não ser o candidato . Ele sim, é o mentor intelectual, o operador, o beneficiário, tudo enfim, para que o restante da “tchurma” se livre do processo. Vê-se que a coisa é bem pior do que pode imaginar. São frios, calculistas, que só pensam em si mesmos. E são endêmicos. Quando precisam de você te carregam, te festejam, até te beijam e com a mesma falta de cerimonia descartam assim que julgarem
conveniente aos seus propósitos.

Que se dane a vida do antigo aliado, que caído em desgraça ganha de presente um discursinho na tribuna da Câmara dos Deputados, do Senado e da Assembleia Legislativa e estamos conversados.

Na campanha ele tem que se desdobrar para cumprir a agenda proposta (imposta) pelos coordenadores. Fica sem comer, sem dormir, tem que aguentar todo o tipo de conversa, a mais agradável e a mais insuportável, fazer salas para todo e qualquer tipo de individuo, tudo em prol da campanha… Mas não sabe ainda, que os seus “aliados” nos municípios, Senhores Prefeitos negociam até com o diabo e não foram poucos naquela campanha que se ofereciam para ter um encontro com Itamar, mas que fosse aos fundos da casa e á noite para ninguém ver, pois contava com uma liberação de verba do governo.

Passado tudo isto, vem à eleição e com a derrota a desilusão, não somente por ter perdido, mas pelo abandono, todos somem e se alguém quiser encontra-los, basta procurar na ante sala do vencedor que já lá estão em busca de um aconchego como recompensa de um amor eterno.

Os tempos passaram, mas os métodos não… Por isso, agora, nova desilusão… os  que dele sempre beneficiaram,   fazem de conta que de nada sabem ou ostensivamente sentenciam: “ Estou fora… quem fez que pague…”E mais uma vez a cena se repete… para aliviar e blindar uma candidatura maior vale o sacrifício…. DOS OUTROS..

Espero, sinceramente, que Eduardo Azeredo possa contornar esse mau momento, mas que não espere nenhum gesto de nobreza por parte de quem não a tem para oferecer…

2 respostas »

    • Sim, a realidade do caráter das pessoas, principalmente no ambiente da política. Onde estão agora? Cada um no seu canto e dane-se o resto. Nunca me enganei mas estou desencantado e estupefato com o andar da carruagem..

Excelentes as matérias postadas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: