Pular para o conteúdo

PRECONCEITO E RACISMO

Resolvi avaliar o sentido sociológico das novelas da Globo que sem nenhuma duvida ganha o espaço da noite nos lares brasileiros.

E fiquei balançado para definir o significado do que nos apresentam com os papeis destinados aos personagens, negros e homossexuais, sejam gays ou lésbicas.

Dificilmente dentre as ultimas novelas do horário nobre da emissora vê-se um negro ou uma negra, interpretando um personagem de ponta, como um diretor de empresa, um profissional liberal, ou um político consagrado, mas ao contrário são sempre escalados para encarnar um bandido, um marginal, um serviçal ou no caso de um posto mais elevado socialmente, como sendo um grosseirão, imbecil ou mesmo desclassificado.

Por outro lado, raramente, nos dias atuais, uma novela é exibida sem a presença de personagens homossexuais, em contexto bastante polêmico, e sem seriedade, não poupando os mesmos de situações vexatórias e contexto exótico.

Qual o objetivo ? No caso dos homossexuais então é mais que duvidoso, pois em sua maioria, os autores são declaradamente da mesma opção sexual razão porque passa a ser inexplicável a conotação de ridículo que atribuem aos personagens. O que deseja a emissora e seus prepostos?

Disseminar e propagar a homossexualidade ou ao contrário, combatê-la pela demonização?

No caso dos negros também não há uma correlação perfeita entre o que é apresentado e a realidade brasileira, uma vez que não é exclusividade da regra negra o cometimento de crimes ou de igual forma os serviçais não são também recrutados exclusivamente dentre eles e da mesma forma não há como atribuir aos homossexuais, de forma generalizada, um comportamento condenável.

Na prática vemos uma reação em cadeia, e de forma até mesmo escandalosa por parte da imprensa, quando ocorre um caso de racismo público em que alguém chama o outro de crioulo, de negro, de preto ou de macaco, pejorativamente, ou mesmo em casos explícitos de homofobia, no entanto, há uma tranquila aceitação dessas atitudes artísticas acima elencadas, como se fossem naturais e legítimas.

Ou seja, não pode falar a respeito, mas pode fazer.

No esporte as demonstrações de racismo são constantes não só no Brasil…

Mas nos envolve no momento em que foi dirigida a um compatriota, Daniel Alves, que reagiu de forma inteligente e imediata. Mas, não sei se por ignorância de minha parte, no que tange a “marketing”, considero uma idiotice, peça apresentada com a presença de Neymar, com uma banana na mão com o mote” Somos todos macacos “ com o intuito de responder aos atos racistas. Ora, em primeiro lugar a simples conotação do macaco com o negro já é um ato impróprio e racista vinculando um ser humano a um animal. . Porque comparar o negro com macaco?…No entanto há quem considere a peça publicitária como uma obra de arte…..

Dá para pensar   o quanto somos preconceituosos e racistas, ainda que embutidos……

3 respostas »

  1. Prezado Hargreaves,

    Chego à famigerada conclusão de que novela é como o cenário político.
    Todos querem se vender de alguma forma, seja ela boa ou ruim, o negócio está mais para benchmarking do que markenting , todos querem deixar sua marca.
    Pois não é que um dia desses me deparo com Pimenta da Veiga citando frases de Itamar Franco em ropaganda política Nacional.”Ninguém vai nivelar as montanhas de Minas”Quem diria um tucano falando de Itamar com a boca cheia, sinceramente,não sei o que pensar…..???Será que se arrependeram da propaganda anterior,ou qual delas é a verdadeira?
    Discordo plenamente de sua opinião em relação a postura do jogador Daniel Alves, penso que ele agiu de forma imediata, mas totalmente inapropriada
    .Se o racismo é crime, para que enaltecê-lo?Penso que isso tudo tem um propósito, e não é que me chega à Lei da cota dos negros em concurso público?Primeiro foi nas universidades, era necessário que eles tivessem o mesmo nível para concorrer com os mais abastados e afortunados.Agora precisam garantir seu espaço em concurso?Para que serve um concurso público?Se eles já possuem seu espaço garantido em novelas, universidades e concursos,creio que a Presidente Dilma deveria sancionar à Lei para tudo, até mesmo quem sabe, passando o bastão diretamente para as mãos Marina Silva.

Excelentes as matérias postadas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: