Pular para o conteúdo

COISAS DA POLÍTICA……….

Certamente, após a leitura desta página, muitos dirão: “Eu nunca pensei nisto !!”

Em princípio. todos os que militam na vida pública não se preocupam com o dia de amanhã e às vezes parece que o seu dia só tem um tempo: Hoje. No entanto, esse pensamento se baseia nas amizades que não existem no meio em que circulam.. Na sinceridade que não existe no âmbito de sua atuação. Na honestidade que jamais existiu no campo em que cultivam e não se prestando a verificar que tudo em sua volta é fantasia com exceção de um só detalhe: a sua ingenuidade ou a sua insensatez. .

Mas será possível que dentre os políticos existem ingênuos e insensatos?  SÓFOCLES já dizia que a Insensatez é irmã gêmea da malvadeza…. Mas, de uma forma ou de outra o fato é que não se pode transitar nesse mundo louco sem estar atento aos percalços que surgem como  um tornado e com a mesma violência..

Existem oficinas especializadas em formular maldades.. em formular rasteiras, em formular traições e ao mesmo tempo construir conquistas à custa do fracasso de outrem..

À época das ultimas eleições presenciei um fato que abrange todos os ingredientes acima destacados. Em um determinado Estado de nossa falida Federação ao tempo em  que se estudava a formação da chapa da candidatura ao cargo de Governador ficou acertado com o Vice Governador que o titular sairia para se candidatar ao Senado e com isto este assumiria e se candidataria à reeleição. A alegria era total na área dos aliados desse Vice Governador. No entanto, considerando que tal acerto estava sendo firmado a 11 meses do pleito, e considerando o conhecimento que eu tinha dos personagens envolvidos, e amigo de vários integrantes desse grupo, ainda que não desejasse jogar um jarro de água fria, alertei consultando se eles, naquela euforia, chegaram a pensar numa rasteira que por certo viria…. Não gostaram, mas estou certo que guardaram…. Disse-lhes então qual seria o plano a ser desenvolvido, no que eu previa, apesar de não ter nenhuma relação ou parentesco com as Pitonisas… Inicialmente seria dito que o Vice não mais assumiria o Governo em face de o titular não mais desejar se candidatar ao Senado. Com isto diante da impossibilidade de sua candidatura, urgia a indicação de outro para a chapa. Com a escolha desse outro já sacramentada aquele titular resolveria voltar a ser candidato ao Senado e com isto o Vice assumiria o Governo, mas, não poderia mais se candidatar à reeleição porque outro candidato já teria sido lançado… Muito feio, mas muito bem pensado…. e elaborado naquela oficina de maldade à que me referi… Alguns não acreditaram e outros ficaram boquiabertos, naquele momento, mas todos ficaram estarrecidos três meses depois quando tudo ocorreu…Perguntaram-me: adivinhação ou você já sabia de tudo? Eu não sabia, mas tive a intuição por fatos pretéritos….. Esse tipo de ação vem de longe……. muito longe, de uma escola que já deveria ter sido fechada..

Mas os grandes pensadores, filósofos e formuladores já pregavam suas teses e não podemos nos esquecer do Príncipe Maquiavel que não jorrava purezas   em suas ideias e muitos se vangloriam hoje, quando são citados como fieis e  puros seguidores ….e  Oto Von Bismarck no Parlamento Prussiano já afirmava a politica não é uma ciência exata”, mas dizia também que “os tolos dizem que aprendem com os seus próprios erros; eu prefiro aprender com os erros dos outros.” Por isso ao invés de nunca ter pensado nisto, passem a pensar e em especial os que se atrevem a participar desse jogo que tão cedo não mudará e nem mesmo sei se mudará algum dia e por isto justifique quem já disse que na nossa pratica politica só tem futuro quem não tem passado pois quem tem passado não tem nenhum futuro….

Excelentes as matérias postadas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: