Pular para o conteúdo

SERÁ…..?

Estou em viagem mas, de longe, acompanho o que está acontecendo em nossas praias.

Muito se fala, muito se protesta, muito se aglotina, de forma desordenada aproveitando os desgastes de uma crise economica  que a passos largos se estenderá ao politico e ao social.

Mas o que se pretende na realidade?  Estamos caminhando para o regime democratico direto sem o sistema representativo?  É esse o objetivo?  Se analisarmos todo o contexto vamos encontrar material para todos os gostos.O problema que mais me assusta é  a massa de manobra. Já chamei a atenção para a psicologia das massas, destacada por Gustave Le Bon, segundo o qual a desordem provocada pelas multidões decorre da fusão que se processa no indviduo em um só espirito, sob a batuta de um lider , como foi o caso de Hitler .

No momento vemos um principio da luta de classes, que não deve ser estimulada,para o nosso proprio bem. É verdade que a manifestação das diferenças faz bem a democracia, mas não através da  manipulação por parte de quem só tem em mente a luta pelo poder.

Tenho tambem um grande receio da ocorrencia da decepção pela falta de alternativa para os seus objetivos.

Teremos uma grande manifestação de repudio á corrupção e protesto pela situação economica em declineo e alguns chegando a propor o impeachment da Presidente da Republica como se se tratasse de um Primeiro Ministro no sistema parlamentarista, no qual basta a precariedade governamental se configurar para justificar a queda do Gabinete.

Mas ainda que assim fosse, onde estaria a tabua da salvação? Nos quadros que foram derrotados na eleição proximo passadas?

Por coincidência, feliz ou não, acabo de ler o livro de Palmerio Doria, O Principe da Privataria que por si só garante uma CPI , em face dos escândalos ali descritos, protagonizados pelos ilustres membros da atual oposição.

Serão esses que liderarão as multidões raivosas nas nossas ruas?

Por isso pergunto: Será que è por aí? Ou estamos diante da necessidade de uma reflexão reponsavel visando uma réplica do Pacto de Moncloa?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Excelentes as matérias postadas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: