Pular para o conteúdo

FARSAS…..

Vivemos um  grande dilema no dia a dia para  saber o que é mentira e o que é verdade, em tudo que nos é dito.

Seja pela imprensa, redes sociais, telefonemas e até no pé do ouvido com a célebre frase:” eu soube de fonte limpa…”

O fato é que histórias são armadas a bel prazer confiando na impunidade e com uma irresponsabilidade absurda.

Isto, no entanto, vem de longe, principalmente na área da política…

Em 1921, duas cartas falsificadas, que teriam sido manuscritas, haviam sido publicada poucos dias antes das eleições pelo jornal “Correio da Manhã”, com grande destaque. Elas continham pretensos insultos de Arthur Bernardes, então candidato, ao ex-presidente Marechal Hermes da Fonseca, presidente e aos militares, e ao candidato do governo, Nilo Peçanha, para prejudicar seu partido e indispô-lo com o Exército. Mas Bernardes contratou peritos e provou na Justiça que as cartas foram falsificadas.

Plano Cohen (1937) – O Capitão do Exército Olympio Mourão Filho, membro da Ação Integralista Brasileira (adepta ao fascismo) a pedido do líder Plínio Salgado, escreveu um estudo de simulação de uma possível revolução comunista, para estudo dentre os seus partidários. Entretanto esse documento chega às mãos de autoridades da alta cúpula militar. Tratava-se de verdadeiro presente uma vez que a sua divulgação enfraquecia de modo avassalador as forças de esquerda no país e fortalecia o Presidente que logo em seguida, em 1938, também retiraria do jogo politico os integralistas, maior força de direita.. O documento apresentado como prova física do suposto plano comunista foi divulgado no dia 30 de setembro de 1937 pelo chefe do Estado-Maior do exército brasileiro, general Góes Monteiro, que em discurso no programa radiofônico Hora do Brasil, tratava da descoberta de um movimento semelhante à intentona comunista de 1935, dando-lhe o nome de Plano Cohen relacionado ao nome do líder comunista húngaro Bela Kohn ou Bela Cohen. Com isto Getúlio consegue apoio para implantar o Estado Novo autoritário e ditatorial. Ao final desse governo o próprio Góes Monteiro relata que se tratou de uma farsa em favor dos interesses do ditador.

Carta Brandi- Outra que se tornou célebre, a famosa Carta Brandi. publicada no dia 17 de agosto de 1953, na Tribuna da Imprensa pelo Jornalista Carlos Lacerda, que teria sido dirigida ao Ministro do Trabalho João Goulart, supostamente de autoria do Deputado argentino Antônio Jesus Brandi, relatando entendimentos secretos que esse Ministro teria tido com o Presidente portenho Juan Domingos Perón, no sentido de implantar no Brasil uma republica sindicalista e denunciando a existência de contrabando de armas argentinas para o Brasil. É fácil imaginar a repercussão política dessa noticia, principalmente dentre os parlamentares.

Imediatamente, o general Henrique Lott, Ministro do Exército, ordenou  a abertura de um inquérito policial militar sob a chefia do General Maurel Filho, que de pronto foi a Buenos Aires e confirmou que a carta era autêntica, mas foi forjada uma vez que o citado deputado Brandi,  um picareta confessou  em  depoimento, ter ganhado dois mil pesos para escrever a tal carta, e  mostrou que  o próprio Lacerda  foi lá ao interior da Argentina, numa cidadezinha chamada Goya, na fronteira do Brasil com a Argentina e  o Paraguai, produzir a tal carta com fotos e tudo.

Em 2009 foi publicada matéria denunciando que o sigilo fiscal  de Verônica, filha de José Serra havia sido violado, no âmbito da Receita Federal. Claro que a repercussão foi escandalosa e tomou conta de todas as conversas publicas e sociais e de indignação por parte dos oposicionistas.  Logo em seguida vem um comunicado da Receita que em verdade não houve violação, pois, teria sido a própria Verônica que teria solicitado informações dos seus dados, em 2008. Os ânimos se voltaram então contra os que haviam acusado de fraude por parte do Fisco. Posteriormente foi apurado que houve sim a violação em face da utilização de documentos falsos. E a opinião pública nesse balanço..

Com a construção de Brasília o que foi dito a respeito de Juscelino e Israel Pinheiro era estarrecedor. Com a instalação da Comissão Geral de Investigação no governo militar vasculharam suas vidas e concluíram que tudo não passava de balelas.

Durante o governo militar, foi construída a Ponte Rio-Niterói sob a coordenação do Ministro dos Transportes Mário Andreazza. A todo o momento e em todo canto dizia-se da fortuna desse agente público.  Eu o conhecia de perto e a sua família. Acompanhei sua doença que o levou à morte necessitando da ajuda de amigos para o custeio, inclusive do enterro.

Hoje, estamos na mesma linha e o que mais se vê são noticias do tipo “sei de fonte limpa” vasculhando as redes sociais, as revistas os jornais, salões de beleza e salões de barbeiro, filas de supermercado sem a preocupação de ter que provar.

 Recebo por e-mail um manifesto com o pedido de ampla divulgação segundo o qual um organismo, sediado em Washington, que estuda e monitora a realidade da América Latina, enviou ao Senado brasileiro um documento em que chama a atenção para os próximos movimentos políticos do presidente Lula da Silva, rumo a um ‘populismo socialista’. E discorre longamente sobre vários projetos a serem implantados no país tais como um terceiro mandato para Lula.. Que Lula prepara um dos maiores movimentos de reestruturação econômica voltada para as classes populares. Diz ainda que o citado dossiê foi analisado em reunião fechada dos lideres do Senado, Refere-se ainda ao recebimento pelo PT de 10 milhões de reais de empresas com concessões de serviço publico. .Fala de um confisco tributário em fundos e poupanças acima de 50 mil reais. Diz mais que o Banco Central do Brasil tem um levantamento completo dos investimentos no país. Diz do investimento governamental de moradias populares, revelando o déficit habitacional no país. E que o governo vai criar um Fundo para obras por Medida Provisória, com recursos do FGTS, Que Lula teria fechado acordo com chineses para venda de carros por 5 mil reais e aumentando o tributo para carros de luxo. Criação de milícias. Termina com a informação de uma fortuna de Lula da ordem de dois bilhões de dólares que estaria sendo usada para compra de televisões a cabo. É o dono da Fri Boi Fala do Bolsa Família e termina dizendo que o governo afundou a Varig para ajudar o crescimento da TAM da qual a mulher de José Dirceu á acionista. Termina conclamando pelo reenvio da matéria aos conhecidos.com o é próprio dos sensacionalistas.

Sem me envolver no mérito dos temas citados, vamos analisar:

 Por outro lado refere-se a um organismo americano, sem nome sem idoneidade para se fazer acreditado e um estudo que é uma verdadeira salada, misturando tudo? E um documento enviado ao Senado brasileiro que ninguém teve conhecimento? Denuncia um projeto habitacional e uma política econômica voltada para o beneficio das classes populares… mas não é isso que deve ser? Quanto à fortuna de Lula não temos informações precisas mas que seja dono da Fri Boi e que a mulher do José Dirceu seja acionista da TAM acho que devem uma comprovação melhor, pois o primeiro tem um dono público de nome Junior e a TAM foi vendida à LAN Chile..

Finalmente, tudo se refere a planos que seriam executados durante o governo do Presidente Lula, cujo término se deu há seis anos e que não aconteceram. Porque essa divulgação agora, como sendo uma grande ameaça atual?

É  a opinião pública mais uma vez manipulada…

.

.

.

,

2 respostas »

  1. Amigo Hargreaves.
    Excelente como tudo que você escreve.
    Aproveitando o ensejo conte aquela história hilária de um jornalista ….. que tinha sempre uma informação privilegiada até ser conduzido em um jipe do exército e…… rs rs rs As pessoas que te acompanham vão adorar esta história.
    Abraços
    Domingos

Excelentes as matérias postadas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: