Contei a história do jornalista Boateiro que acabou preso pelo mau costume e depois de solto continuou com a prática….. incorrigível.
Mas, existe também quem se utiliza de um boato para alcançar seus objetivos.
Nos meus tempos da Assessoria da Liderança do Governo na Câmara dos Deputados, presenciei um fato bastante pitoresco.
O Líder, me chamou e disse: “ Já estou cheio da valentia de uns aí… quero ver se são valentes mesmo..”
Folheando a resenha das sessões da Câmara selecionou uns nomes de deputados, dito oposicionistas, oradores de plantão contra o Governo e a Liderança, que não poupavam xingatórios e ofensas.. Chamou um dos vice-líderes de sua total confiança e deu-lhe uma missão: “Vá ao Plenário, chegue bem perto do fulano (um dos mais violentos) e fique resmungando com cara triste. quando ele perguntar o motivo dessa tristeza diga que recebeu a informação de uma lista de cassações que iria ser publicada no dia seguinte e que tinha muitos amigos nela. Dito e feito, como seria de se esperar o interlocutor perguntou sobre os nomes que estavam na lista.. e ele respondeu de forma bem dolorosa: o seu. Este então, absolutamente estarrecido e lívido, gaguejando, sem a valentia costumeira pergunta se tem algum jeito de tirar o seu nome ao que lhe é respondido que somente o Líder tinha poderes para isso e ele já tinha ido para casa, eram 17 horas.
O pseudo valentão esfregando as mãos volta ao assunto, pedindo ajuda do informante eis que o Líder jamais iria querer ajuda-lo em face de seus impropérios ditos na tribuna.
Como parte do plano o Vice Líder se dispõe a ajudá-lo e após um suposto telefonema o aconselha a ir à casa do Lider às duas horas da manhã.
Na hora marcada, lá estava à frente do prédio para onde deveria ir e nesse momento é abordado por um cidadão que lhe entrega um bilhete dizendo: “Está tudo bem, mas olha lá que outra vez não terá…” Saiu de lá tal qual um foguete e na Câmara já não se ouvia os seus inflamados discursos. Somente no pinga-fogo para anunciar aniversário de eleitores…
Boato funcionou como calmante….
Kkkkk é o jeito ri muito! valeu