Depois de um longo e tenebroso inverno, volto às lides extravasando os armazenamentos recebidos no período e ao mesmo tempo procurando selecionar o que realmente vale a pena dele se ocupar.
Aproveitei para ler alguns livros uma vez que os periódicos apresentam como novidade apenas a data. Não se abre um jornal ou revista que não estejam coalhados de manchetes de Lava Jato, Operações Castelo de Areia, Caixa de Pandora etc.. com declarações de delegados, procuradores, juízes e até Ministros de Tribunais, cada qual dando seu palpite sobre matérias que deveriam estar contidas nos autos dos processos.
Não é que eu entenda que a imprensa não deva divulgar, mas a questão é que o que deveria ser noticia para bem informar não passa de opiniões pessoais dos entrevistados e dos próprios articulistas desejando nos convencer de suas teses. Com isso continuamos contribuindo para o caixa da empresa jornalística e mal informados.
Por isso optei pelos livros, um dos quais O Diários da Presidência de Fernando Henrique Cardoso, sobre o qual já abordei em outra postagem.
Em verdade é um documentário oriundo de gravações diárias feitas por ele durante o período presidencial. Sem emitir juízo de valor, relata realmente seu dia a dia. o que o torna em alguns trechos meio cansativo, mas, em uma abordagem geral interessante, para quem deseja conhecer o quotidiano de um Presidente da Republica que é um ser humano comum investido dos poderes de gestor da nação. No relato demonstra a sua personalidade, suas virtudes, seus defeitos, confessando ser excessivamente vaidoso, e sem confessar, demonstrando as duvidosas “jogadas políticas”, as tentativas de atuação maquiavelista e as frustrações com seus companheiros de partido e do governo.
Por ser um diário, na verdadeira extensão da palavra, vale a pena conhecer.
Por outro lado li também um livro escrito pelo jornalista Palmério Dória, sobre o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso sob o título de “O Príncipe da Privataria” que é um verdadeiro filme de terror pelas revelações ali contidas. Da mesma forma, sem emitir qualquer juízo acho que vale a pena conhecer.
E me lembro agora de uma postagem que já fiz sobre matérias jornalísticas referentes ao processo de “impeachment” de FHC, quando vimos o Líder do PSDB Deputado Aécio Neves bradar contra o PT acusando-o de não saber respeitar o resultado das urnas e Lula taxando FHC de ter cometido estelionato eleitoral em sua campanha. E igualmente lendo as noticias atuais vemos Dilma desafiando o PSDB a reconhecer o resultado das urnas e Aécio acusando a Presidente de cometimento de estelionato eleitoral na campanha.
Fico pensando sobre o que fazer diante de tudo isso… Acho que vou na Banca mais próxima comprar um livrinho de palavras cruzadas ou uma revistinha da Mônica e sentar em algum banco de jardim esperando novos acontecimentos, pois acabo de saber que a ultima notícia é referente a delações do Delcídio indicando os mesmos pelas mesmas coisas…Ah.. os Ministros do STF acham que é capaz de o Deputado Eduardo Cunha ter feito alguma coisinha errada.. será?
A m e i ,.,.,.,.acho que sem querer deletei uma postagem sua
Se der manda de novo, estava deletando propaganda de eletro domestico
abração
obrigado pela presença