” Os primeiros habitantes da região onde hoje está localizado o município de Dourados foram os índios das etnias Guarani, Kaiowá e Terena, que ainda vivem lá, em uma reserva próxima. Com o término da Guerra do Paraguai, em 1870, o lugar foi repovoado. Na ocasião, Dourados era parte do distrito de Ponta Porã, divisão que durou apenas três anos. Em 1977, o estado foi criado e Dourados passou a ganhar destaque. Atualmente, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul é um importante centro de negócios, pesquisas universitárias e investe cada vez mais no turismo. O que mais encanta é a receptividade dos moradores. Muito hospitaleiros, eles fazem de tudo para que sua experiência na cidade seja a melhor possível. Descubra outros atrativos de Dourados.
Parque Antenor Martins
Também conhecido como Parque do Lago, o espaço de 34 hectares foi criado em 1977. Com campos de futebol, arena, quadras poliesportivas, passeios de pedalinho, pista de caminhada, lanchonetes, o local é ideal para aproveitar a natureza e relaxar. O parque também é palco de eventos, como campeonatos de pesca, a Festa do Peixe e o Verão Dourados, que tem jogos e atividades culturais.
» Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h
» Onde fica: Av. José Roberto Teixeira, Jardim Flórida
O mosaico em cerâmica e a imagem de Nossa Senhora da Conceição trazida da França chamam a atenção de quem visita a paróquia. A capela foi construída em 1925 e inaugurada no ano seguinte. A praça da igreja também é um ponto histórico da cidade. Antes de ser uma praça, o espaço serviu também como campo de futebol para os moradores da região. As Cavalhadas também já ocorreram no local.
» Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h
» Onde fica: Praça Antônio João
Reserva Ambiental Champagnat
A ideia de abrir a reserva partiu do Centro Social Marista de Dourados. O objetivo era criar uma área para proteger a mata nativa e ensinar sobre preservação ambiental, não só às crianças do centro, mas também aos visitantes. A reserva é casa de macacos-pregos e diferentes espécies de aves. A duração da trilha, sempre feita na companhia de um professor da instituição, é de 30 minutos, e a entrada é gratuita. Mais informações: (67) 3424-1311.
» Horário de funcionamento: todos os dias, de 7h às 11h e das 13h às 17h
» Onde fica: Centro Social Marista, Rua Haiti, 208, Parque das Nações
Galpão das Artes Guaicurus
O lugar foi criado em 2014 com o objetivo de dar espaço para os artesãos da região que não tinham onde divulgar seus trabalhos. Mestre Cilso, 67 anos, é um dos artistas que expõem no galpão. Há 30 anos trabalhando como artesão, Cilso usa argila, madeira, MDF e ferro como matéria-prima. Marlon Beraldo, outro artista da região, também exibe no espaço seus quadros de grafite de alto-relevo, com efeito 3D.
» Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 7h às 18h
» Onde fica: Av. Presidente Vargas, 2.780″
Será que temos tudo isso nas restritas ilhas do Caribe, para onde seguem milhares de turistas anualmente ?