Pular para o conteúdo

TURISMO

 

 Uma área a que me dediquei na administração pública, foi relativa ao Turismo. Lamentavelmente, no entanto, não faz parte da cultura governamental brasileira o desenvolvimento desse setor que poderia se tornar uma grande alavanca do do nosso desenvolvimento. Países menos dotados de recursos naturais que o nosso têm uma estrutura turistica muito superior e um afluxo de visitantes desproporcionalmente maior .
Sem nenhuma cerimonia vou a partir de agora procurar fazer a minha parte divulgando sítios de  interesse turístico desconhecidos dos brasileiros que destinam suas reservas financeiras para gastar, principalmente nas Disney”s que,  apesar das belezas de seus entretenimentos, não chega aos pés dos nossos recantos.
Hoje vou mostrar a cidade de Dourados destacada em reportagem divulgada na edição de hoje do Correio Braziliense.

” Os primeiros habitantes da região onde hoje está localizado o município de Dourados foram os índios das etnias Guarani, Kaiowá e Terena, que ainda vivem lá, em uma reserva próxima. Com o término da Guerra do Paraguai, em 1870, o lugar foi repovoado. Na ocasião, Dourados era parte do distrito de Ponta Porã, divisão que durou apenas três anos. Em 1977, o estado foi criado e Dourados passou a ganhar destaque. Atualmente, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul é um importante centro de negócios, pesquisas universitárias e investe cada vez mais no turismo. O que mais encanta é a receptividade dos moradores. Muito hospitaleiros, eles fazem de tudo para que sua experiência na cidade seja a melhor possível. Descubra outros atrativos de Dourados.

 

Parque Antenor Martins

Também conhecido como Parque do Lago, o espaço de 34 hectares foi criado em 1977. Com campos de futebol, arena, quadras poliesportivas, passeios de pedalinho, pista de caminhada, lanchonetes, o local é ideal para aproveitar a natureza e relaxar. O parque também é palco de eventos, como campeonatos de pesca, a Festa do Peixe e o Verão Dourados, que tem jogos e atividades culturais.

» Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 19h

» Onde fica: Av. José Roberto Teixeira, Jardim Flórida

dourados 1

O mosaico em cerâmica e a imagem de Nossa Senhora da Conceição trazida da França chamam a atenção de quem visita a paróquia. A capela foi construída em 1925 e inaugurada no ano seguinte. A praça da igreja também é um ponto histórico da cidade. Antes de ser uma praça, o espaço serviu também como campo de futebol para os moradores da região. As Cavalhadas também já ocorreram no local.

» Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h

» Onde fica: Praça Antônio João

dourados

Reserva Ambiental Champagnat

Dênes de Azevedo/Divulgação

A ideia de abrir a reserva partiu do Centro Social Marista de Dourados. O objetivo era criar uma área para proteger a mata nativa e ensinar sobre preservação ambiental, não só às crianças do centro, mas também aos visitantes. A reserva é casa de macacos-pregos e diferentes espécies de aves. A duração da trilha, sempre feita na companhia de um professor da instituição, é de 30 minutos, e a entrada é gratuita. Mais informações: (67) 3424-1311.

» Horário de funcionamento: todos os dias, de 7h às 11h e das 13h às 17h

» Onde fica: Centro Social Marista, Rua Haiti, 208, Parque das Nações

 

Galpão das Artes Guaicurus

Dênes de Azevedo/Divulgação

O lugar foi criado em 2014 com o objetivo de dar espaço para os artesãos da região que não tinham onde divulgar seus trabalhos. Mestre Cilso, 67 anos, é um dos artistas que expõem no galpão. Há 30 anos trabalhando como artesão, Cilso usa argila, madeira, MDF e ferro como matéria-prima. Marlon Beraldo, outro artista da região, também exibe no espaço seus quadros de grafite de alto-relevo, com efeito 3D.

» Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 7h às 18h

» Onde fica: Av. Presidente Vargas, 2.780″

Será que temos tudo isso nas restritas ilhas do Caribe, para onde seguem milhares de turistas anualmente ?

 

 

 

 

 

 

1 resposta »

Excelentes as matérias postadas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: