Pular para o conteúdo

MINISTRA CARMEN LUCIA

min-carmem-lucia-518x336

Com muita alegria leio no Correio Braziliense artigo postado pelo Dr OPHIR CAVALCANTE JUNIOR, ex Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, referente a posse da Ministra Carmen Lucia na Presidência do Supremo Tribunal Federal. Alegria e orgulho por ver uma conterrânea que representa o que há de melhor do nosso estado e com quem tive oportunidade de conviver no Governo de Minas Gerais na gestão do Presidente Itamar Franco. Nessa época era ela a Procuradora Geral do Estado e principal conselheira do Governador nas questões jurídicas. Por isso não poderia deixar de transcrever o escrito desse brilhante jurista que foi muito feliz ao traçar o perfil da Dra Carmen Lucia Antunes Rocha que vai escrever uma bela página na historia do Supremo Tribunal Federal.

” CARMEN LUCIA NO  STF: UM  BOM EXEMPLO

A posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) é um daqueles exem­plos de meritocracia que julgávamos inexistente em um país pouco afeito a reconhecer o valor do trabalho, do conheci­mento, do esforço e da obstinação pelo res­gate dos princípios éticos. Não bastassem os profundos conhecimentos que a credencia­ram como uma das juristas mais respeitadas de sua geração, a alma simples, humilde e cheia de “mineirices” confere a essa mulher, aparentemente frágil, uma força inesgotável de fazer o bem, especialmente porque co­nhece o drama humano.

Ao lado disso, Cármen Lúcia sempre foi de lutas, abraçando as grandes causas do Brasil e da Ordem dos Advogados (OAB) em defesa das liberdades e do aperfeiçoamento da democracia. Em tempo de eleições, é oportuno reproduzir aqui suas declarações que explicam, em boa medida, as origens da atual crise política: “Basicamente, falta trans­parência e verdade. Ao cidadão não se infor­ma o necessário sobre quem é eleito, como é eleito, por que é eleito, para o que é eleito e até para quem alguém está sendo eleito”.

As pessoas, hoje, questionam se vale a pe­na ser ético, ser honesto, ter decência, não usar seu cargo para desviar dinheiro público. São tempos estranhos em que muitas das ri­quezas são obtidas não com o trabalho ár­duo, mas com golpes que subtraem o dinhei­ro público. Sendo assim, a trajetória de vida da ministra Cármen Lúcia deve inspirar a to­dos os brasileiros de bem, hoje e no futuro.

E essa força advinda do exemplo de vida de Cármen Lúcia, fica bem evidenciada quando, vocalizando o sentimento do cida­dão brasileiro, demonstra a sua indignação com o que hoje vivemos em termos de se­riedade com a coisa pública, conclamando a todos nós “a assumir a ousadia que os ca­nalhas têm” e convocar para sairmos do conforto e lutar contra isso, pois o arrojo “não pode ser de pessoas que não cum­prem as leis, que usam o espaço público para interesses particulares.”

No STF, os votos bem lavrados, muitas ve­zes com um toque poético, exteriorizam o compromisso da ministra Cármen Lúcia com o direito e com a Justiça ao sempre se pautarem na defesa dos direitos fundamen­tais, sobretudo em relação às liberdades de­mocráticas. Mas, ao mesmo tempo, são compromissados com a transformação do direito como instrumento de diminuição das desigualdades.

Coragem, compromisso, obstinação na defesa da Constituição, Cármen Lúcia será a segunda mulher a presidir a mais alta cor­te de Justiça do país, depois da ministra El- len Gracie. No presente contexto, temos a ministra LauritaVaz presidindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Vale a pena refletir sobre esse fato. Hoje, as mulheres represen­tam mais de 51% da população brasileira, sendo que nas carreiras jurídicas já são quase a metade. Elas se destacam em todas as profissões por méritos próprios e pelo  compromisso em fazer ó certo

Isso reforça a crença na transformação de nossa sociedade e do nosso país. Uma trans­formação para melhor. O Brasil precisa de dirigentes com elevado espírito público e que nos conduzam ao destino de uma gran­de e próspera nação. A chegada de Cármen Lúcia à Presidência do STF demonstra que vale a pena, sim, ser ético, honesto e traba­lhador. Que Deus a ilumine e ajude a repro­duzir seu bom exemplo para que novas Cármens possam se fazer mais e mais presentes.”

 

4 respostas »

Excelentes as matérias postadas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: