Pular para o conteúdo

PARA UM BOM ENTENDEDOR UM PINGO É LETRA

Das belas oportunidades que a vida me proporcionou seleciono a posse de minha estimada  amiga Ministra Carmen Lucia na Presidência do Supremo Tribunal Federal, dentre as que estarão gravadas para sempre nos meus pensamentos.

Não foi espetaculosa, não foi revestida de grandes formalidades, além das basicamente necessárias, não envolveu grandes comemorações, mas ao contrário, por sua própria vontade e determinação, tradicionais eventos foram dispensados.

Mas, quem lá compareceu, assistiu a uma verdadeira aula de cidadania que só não entendeu quem não quis ou não estava preparado para ouvi-la.

Inicialmente, a escolha do cantor Caetano Veloso para entoar, ao violão, o Hino Nacional em substituição às Bandas Militares, que se postou como um excelente e respeitado interprete, com posicionamento político definido e declarado, mas submetendo-se ao sentido democrático do convívio das adversidades.

As saudações do decano Ministro Celso Melo e do Procurador Geral Janot, carregadas de recados para todo gosto, com expressões duras e inequívocas com endereço certo, inclusive para convidados que ali compareciam, no sentido de fazer ver que a lei está acima de tudo e de todos e que o país passa por uma faxina moral e cívica, de forma irretorquível e definitiva, e que se os demais Poderes assim não entendem o Judiciário está bastante determinado em fazer valer essas máximas.

Notei nessa hora, que a Presidente empossada, não movia um músculo na face, que denotasse qualquer tipo de surpresa, permanecendo com a cabeça em posicionamento impassível, ficando bem claro que a tônica desses pronunciamentos já era esperada, o que não quer dizer que já tivesse conhecimento prévio dos discursos.

Em seu pronunciamento, que surpreendeu a todos pela saudação inicial, dirigida aos cidadãos jurisdicionados, como autoridade maior e com seu conteúdo técnico, bem elaborado, sem nenhuma referência ao que foi dito pelos oradores que lhe antecederam, deixando bem evidente que o conjunto da obra é uníssono com um alerta a todos que os ouviram que não duvidem do que está sendo traçado, como conduta direcionada unicamente voltada ao interesse público e respeito à Constituição e às leis, como sói acontecer por quem realmente ama esse país.

1 resposta »

Excelentes as matérias postadas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: