A que ponto nós chegamos!!
O pais atolado em dívidas, o povo vivendo um verdadeiro caos social, a desordem escancarada, as denúncias de corrupção cada vez mais frequentes e as perspectivas de melhores dias cada vez mais distantes.
Os governantes e nisso envolvo todos os Poderes, apenas deixando a vida nos levar como diz o Zeca Pagodinho, para ver o que sobra…
A imprensa como sempre criando factoides para repercutir e claro, vender, sem a menor responsabilidade ou compromisso.
O Presidente em viagem ao exterior e o Presidente da Câmara também no exterior vemos no Correio Braziliense ampla matéria afirmando textualmente que Rodrigo Maia conspira contra Temer e, pasmem, e já compõe o seu Ministério!!
De onde foi tirado tamanho disparate, ninguém sabe, somente o autor da matéria que não dispõe de nenhuma informação crível, nesse sentido, mas com uma manchete dessa vende qualquer coisa. O pior, ou melhor, é que no corpo da matéria não há nenhum fato concreto para convalidar o texto, mas é daí? Vale tudo….
Eu me lembro quando da saída do Presidente Collor, do Poder, e a entrada de Itamar, uma revista de grande circulação trouxe matéria afirmando que Itamar havia conspirado, tendo como aliado o governo de Taiwan, citando inclusive reuniões que teriam havido para tal empreitada. Tudo mentira!! Mas, quantas pessoas leram a matéria???
Quando da CPI chamada dos “ Anões do Orçamento” foi tirado da Presidência da Câmara o seu Presidente, Deputado Ibsen Pinheiro com base em matéria da Revista Veja que afirmava a sua participação em uma negociata com recursos depositados no Uruguai. Vinte anos depois, o repórter autor da matéria vem a púbico e afirma que foi tudo mentira, uma armação para derrubar o deputado e que esperou a prescrição do crime para confessar…
Hoje, leio, um comentário de um colunista chamando atenção para uma situação bastante reprovável de que o Presidente do Senado tendo assumido por apenas três dias a Presidência da República e o Presidente da Câmara por mais vezes, interinamente, teriam direito a pensão vitalícia por ter exercido aquele cargo.
Quantas pessoas ouviram isso? E quantas já multiplicaram a noticia para outros tantos?
O fato é que a notícia não tem qualquer fundamento, por uma questão muito simples: o Presidente da República há muitos anos já não tem pensão alguma, somente um grupo de assessores e assim mesmo se tiver cumprido o mandato todo.
O que fazer com esse escriba irresponsável?
E o Congresso Nacional?
Ontem assistimos uma cena deplorável no Senado quando um grupo de senadoras comandadas por Gleisi Hoffman, Presidente do PT, ocuparam a Mesa Diretora no Plenário e não deixaram o Presidente abrir a sessão. La ficaram por toda a tarde, fizeram as refeições com marmitas que encomendaram para exigir a aprovação de uma alteração no Projeto referente a reforma trabalhista.
Sem entrar no mérito da questão. Se elas têm razão ou não no intento, mas é assim que funciona o Poder Legislativo? Se alguém deseja aprovar alguma coisa que os demais não desejam, simplesmente toma conta da Mesa e não deixa a sessão ser aberta? E para isso que pagamos impostos caros para sustentar o funcionamento desse Poder fundamental para a democracia? E onde está o Presidente da Casa para expulsar as invasoras?
Realmente gostaria de ver na direção do Senado o saudoso Senador Auro Moura Andrade que pessoalmente resolveria a questão.
Onde anda o Conselho de Ética para suspender essas parlamentares do exercício do mandato, por falta de decoro parlamentar?
A reação do Senador Eunicio Oliveira foi dizer que isso envergonha o Senado da República!!!
Enquanto isso questões de suma importância como essa fica à mercê dos interesses casuais, sem ver que o contexto tem a ver com o soerguimento do pais que por pouco não se igualou com a Grécia que em fase muito recente quase foi à bancarrota, não fosse o socorro externo.
Se o pais caminhar dirigido por entidades sindicais, , movimentos sociais e imprensa, que através de sus ações pressionam todos os Poderes não sei qual vai ser o seu destino.
A situação econômica chegou a tal ponto que se não houvesse a intervenção que está sendo levada a efeito já estaríamos vivendo momentos tenebrosos. É bom que o povo saiba que a democracia tem seus limites, rigorosos e imutáveis. Muita coisa está sendo feita sob o título de exercício da cidadania, quando na verdade não é mais que as ações em prol dos interesses do cidadão, individualmente. A cada medida proposta pelo governo em função da estabilidade econômica vários setores se levantam, cada um gritando por seus direitos, sem olhar para os interesses do pais.
Por isso o publicitário Ivã Guanais advertiu o Presidente Temer de forma bastante original: “ Presidente aproveita a sua impopularidade e faça as reformas que o pais necessita! ”
À primeira vista pode parecer sem sentido, mas a política nacional não funciona com medidas necessárias, se depender de ações impopulares. Ai do candidato a Presidente da República que faça sua campanha prometendo sanear os descalabros com medidas impopulares como essas reformas que o Governo tenta a duras penas aprovar!!! Significa dizer que o nosso processo eleitoral exige o estelionato, com promessas falsas, pois a verdade soa como um arraso.
Será que há alguma luz no fim do túnel?? Se há, nos mostrem, porque a olho nu não dá para ver…
Que lástima!!
Acho até que ” lástima” é um adjetivo generoso..
ESTAMOS SÓ EXTARRECIDOS!!!! NEM SEI O QUE FALAR!!!!
Realmente não há o que dizer, somente esperar.. por melhores dias que por certo virão.