Pular para o conteúdo

BONS OU MAUS COSTUMES?

É notória a mudança de hábitos nos tempos atuais, em todas as áreas. Há quem diga que é o modernismo e chega-se até a dizer que não há mais lugar no mundo para os que com  ele não se adaptam. Mas, mesmo  sem discutir essa tese não podemos nos esquivar de um fato que é indiscutível: nós falamos de bons e maus costumes, moral, ética, crenças,educação e tudo o mais que compõe o nosso quotidiano, o que faz com que busquemos esclarecer e principalmente entender o que nos rodeia e onde, especialmente  os de minha geração, vamos nos situar e se realmente estaremos nos situando e se assim não for,  como ficaremos.

Com a tecnologia cada vez mais avançando o ser humano passa a uma posição de testemunha ao invés de protagonista.

A Internet e seus filhotes ( celular: whatsapp, facebook, instagram etc…)dispensa a participação do individuo principalmente no setor das comunicações e passa a reger a vida de cada um.  No ónibus, nos restaurantes, no trãnsito, nas ruas (pedestres ) metrô,consultórios  e escritorios ( salas de espera) dificilmente não terá um grande numero de usuários se comunicando com alguem ou às vezes com ele próprio. Por isso, o ser humano passa a ser substituido pela  máquina.

O dr. Adib Jatene, poucos meses antes de sua morte deu uma entrevista sobre a decadência da medicina preventiva e domiciliar na qual ele dizia que os médicos passam a se substituir pela máquina e que atualmente os melhores profissionais da saude era o Dr Toshiba,  Dra Sony e os melhores laboratórios eram os Schillers e os Siemens, Phillips , mostrando que os diagnósticos passaram a ser fornecidos  automaticamente.

Mas, tudo isso é próprio da evolução do conhecimento. A questão mais delicada vem quando nos deparamos com a banalização da vida e principalmente dos costumes. Parece que em face dessa mecanização a que me referi a moral, a ética,  os fundamentos mais puros e saudáveis da educação passaram a ser irrelevantes e a porta fica aberta para tudo o que vier.

As telenovelas deixaram de ser uma integração recreativa e educacional  para oferecer livremente, sem nenhum recato, obras de conteudo duvidoso. pregando uma mudança total de hábitos, como uma realidade já definida e incontestável. Além disso permite-se divulgar cenas pouco recomendáveis, como sexo explícito a qualquer hora, tudo em nome da arte.No entanto, ainda que inconveniente, pelo menos incluísse essa questão de homosexualidade ou de transexualidade sem apresentar os personagens como herois,  e, praticamente levantando um debate sobre o tema, bastante complexo para uma discussão desprovida de fundamentos sólidos, e claramente sugestionando os seus possiveis seguidores.  A defesa é de que só assiste quem quiser, obrigando aos pais a uma vigília constante para os filhos de tenra idade.

Efetivamente estamos diante de um tema de alta indagação e que merece um estudo sério, sincero  e bem intencionado.

Se alguem souber explicar  gostaria de saber, qual é o aspecto de ARTE de um cidadão que fica deitado imóvel no chão completamente NÚ ou mesmo, como em Brasilia aconteceu, um jovem se despiu totalmente em plena Esplanada dos Ministérios e ao ser preso por atentado ao pudor se revoltou e teve o apoio de várias pessoas, pois a Policia estaria impedindo a divulgação de uma ARTE.

Qual??

 

1 resposta »

  1. Nossa,,,, estou fora deste mundo,,, DENISE PESSOA, MINHA AMIGA

    COMENTOU COMIGO, NOS ESTAMOS DEVENDO SOMOS SOBREVIVENTES

    FALAR O QUE? OTIMA POSTAGEM BEIJO NENECA PARA HHHH….

Excelentes as matérias postadas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: