Comitivas

 Um dos problemas mais complexos para a segurança pessoal do Presidente Itamar era a comitiva nas viagens e a escolta do dia a dia.

  No primeiro dia na Presidência assim que chegou ao subsolo, onde ficavam os carros estacionados estranhou que haviam à sua espera uns quatro carros de escolta com as lanternas vermelhas piscando, no teto, e todos lotados de militares. No momento que entrava no carro e viu que todos se movimentaram mandou parar o carro e perguntou: ” Onde esse povo todo vai?” O ajudante de ordem respondeu que eles iriram acompanhar fazendo escolta. Imediatamente deu uma contra ordem: “Manda todo mundo de volta que eu sei o caminho de casa… ” A partir daí todo o dia, e os jornalistas que lá se postavam todos os dias, à saida do Pressidente viam, era apenas um Opala Preto 1889 que saia com o Presidente e se dirigia ao Alvorada, sem uma sirene sequer tocando….

Na primeira viagem ao exterior, quando viu a lista de componentes da comitiva, numerosa, repleta de diplomatas e militares de todas as patentes questionou na hora. “Para que tudo isso?” Onde nós vamos tem Embaixada, portanto tem diplomata, e como visitante o dono da casa vai cuidar de mim portanto não preciso levar o Exército inteiro e na verdade ninguem que me matar não… Pode cortar isso aí no mínimo pela metade.. E ainda completou: ” Por mim eu ia no avião da Varig e só o General Cardoso ( Chefe do Gabinete Militar) comigo.. Até então havia uma lista de pedidos para viajar com o Presidente porque era como se chama vulgarmente ” boca livre” ou seja todas as despesas pagas… A partir daí baixou decreto estabelecendo a diária de viagem e cada um custeava suas despesas… A fila acabou…… Bons tempos, em que se economizava o dinheiro publico

Excelentes as matérias postadas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: