Quando escreví o texto ” O Poder pelo Poder” fiz referência às quedas de Getulio, Jânio Quadros, Jango e Collor. Todos foram atingidos por unica razão: Confronto com o Congresso.
Quanto aos primeiros, devo recordar, tudo a ver com conflitos partidários. Quanto ao ultimo, meu amigo, tive oportunidade de ter um diálogo franco e direto após a eleição do Senador Itamar Franco.
Em audiência gentilmente concedida trocamos ideias sobre o cenário político e aproveitei a oportunidade para lhe afirmar com muita sinceridade e verdade que o seu Vice Presidente Itamar não teve a menor participação no processo de seu Impeachman, pelo contrario se negava a comentar sobre o assunto quando alguém provocava e sempre respondia que tal não iria acontecer.
Precisava lhe dizer isto em virtude de muitos áulicos terem se apressado para intrigá-los nesse sentido.
E dentro do assunto, lhe disse também com a mesma sinceridade com que sempre dialogamos que o seu impedimento se deu em função de sua atitude soberba frente ao Congresso. O seu impedimento nada teve a ver com atos de corrupção que supostamente lhe teria sido atribuídos. Os processos e investigação da CPI instalada não lhes dizia respeito. Foi um gancho aproveitado pelos parlamentares para punir aquele que os confrontava. Ele, hoje, tem consciência disso.
E hoje repito os ensinamentos várias vezes repetidos por Dona Antonia Lustosa aos seu filho: ” Precaução e àgua benta não faz mal a ninguém”.
E Otto Von Bismarck dizia com muita propriedade: ” Só os tolos aprendem com os próprios erros. Melhor é aprender com os erros dos outros”
É chegada a hora de pensar bem sobre tudo isso. Ainda está em tempo. O Congresso tem os seus defeitos mas para democracia se está ruim com ele pior será sem ele. E posso afiançar com a experiência que tive de ambos os lados: como funcionário da Câmara e como Chefe da Casa Civil, o Parlamento é ainda o sustentáculo do sistema democrático. E por isso, deve ser tratado com respeito por parte dos outros dois Poderes, e se assim não for por virtude que o seja por vivacidade.
Por isto existe o mandamento constitucional já várias repetido: ” Os Poderes Executivo,Legislativo e Judiciário são independentes e harmônicos entre si” E a soberania do País estará preservada a partir do momento em que esse mandamento esteja plenamente obedecido.
O primeiro ato do Presidente Itamar Franco quando assumiu a Presidência foi convidar os Presidentes de todos os partidos políticos no Alvorada independente de ser aliado ou oposição. Todos compareceram
As suas palavras: ” Eu os convidei para propor um Pacto pela governabilidade. Não estou pedindo apoio aos atos do Governo e muito menos às suas ações no âmbito do Congresso Nacional. Sem isto não tenho condições de governar e renunciarei convocando novas eleições.” Todos, sem exceção deram a sua adesão sem perder a legitimidade de atuar como aliados e oposicionistas.
Caro Henrique,
Falta aos nossos governantes um pouco de humildade, boa vontade e o mínimo de bom senso!!
O pior é que quando surgem as consequências de suas irresponsabilidades, são os primeiros a correr e por a culpa nos outros…