Tendo em vista que algumas postagens foram realizados há tempos, os novos visitantes não tomaram conhecimento delas. Por isto estou me permitindo reprisá-las, me desculpando perante os que já leram.
O Ministro de Estado Chefe da Casa Civil participa do Conselho Superior da Ordem do Rio Branco. Em 1993 na ocasião de escolher as personalidades que seriam condecoradas compareci à reunião convocada para esse fim.
Abertos os trabalhos o Secretário do Conselho comunicou que iríamos escolher duzentas pessoas e dentre elas, já havia sido previamente ajustado com os Ministérios Militares, estariam sessenta escolhidos por eles ( vinte para cada um). Ou seja, os critérios – escolha de pessoas que tenham serviços relevantes em prol das relações exteriores- havia sido jogado para o espaço. Em seguida comunicou que dez condecorações seriam destinadas a artistas ( atrizes,atores,cantores, etc..) e os demais teriam seus nomes submetidos à escolha dos membros do Conselho.
Diante desse quadro, resolví virar a mesa e comuniquei que o Presidente Itamar havia decidido que naquele ano somente seriam condecoradas cem pessoas, estariam desfeitas as combinações anunciadas e os nomes a serem escolhidos teriam que ser exclusivamente de personalidades com serviços prestados à diplomacia. Pode-se avaliar a tensão que tomou conta do ambiente e o mesmo Secretário me consultou se não poderia haver alguma exceção. Respondi, que eu havia me esquecido desse detalhe, pois o Presidente decidiu também que o único nome fora dos critérios referidos era de D. Maria, uma senhora pobre, moradora na Ceilândia ( cidade satélite de Brasília) e que cuidava de crianças carentes portadoras de câncer. Todos se entreolharam abismados e um bastante afetado se aventurou com uma pergunta:” Mas será que ela tem roupa para comparecer??”Respondi: garanto ao senhor que nua ela não virá. Se é essa sua única observação fique tranquilo…
Imagino o que foi dito quando fui embora. Relatei o fato ao Presidente que aprovou com uma boa gargalhada….
Excelentes as matérias postadas