Pular para o conteúdo

JUS SPERNIANDI ( falso latinismo)

Perto de Juiz de Fora, havia uma Fazenda de propriedade de um abastado fazendeiro que amante do futebol, criou o seu próprio time. E sempre promovia jogos com clubes da Várzea ( denominação daqueles que não participavam de campeonatos locais) acompanhados de churrascos, dança e tudo mais.

No entanto havia um porém… O time da casa não podia perder ou melhor dizendo, os visitantes não poderiam ganhar e no caso de isto acontecer a carne do churrasco era recolhida, a sanfoneiro com sua sanfona era dispensado e o ganhador tinha que sair correndo para não apanhar no braço. Ou seja, o time participava do jogo mas se perdesse tinha que ser anulado.

Estamos vivendo aqui na Capital algo parecido.

Na votação do processo do impeachment no Senado a euforia tomou conta dos participantes vencedores e ao anunciar que havia uma segunda etapa, a da inaptidão para funções publicas, dela participaram certos de que teriam novamente os 61 votos. Quando veio o resultado viram que as contas não fechavam para eles. Então a primeira reação é bradar que iriam recorrer ao Supremo Tribunal. Mas, se isso acontecer não estará também em risco a primeira parte? E já não foi dito que as decisões do Senado nesse caso são irrecorríveis? Então porque participaram da votação quando poderiam ter retirado o quórum?

E a Presidente também foi pelo mesmo caminho. Disse o tempo todo que se tratava de um golpe. Mas dele participou ativamente. Apresentou todas as defesas possíveis incluindo sua ida espontânea ao plenário participando amplamente do processo. Quando vem o resultado não se conforma e recorre ao Supremo.

Quem sabe a CBF poderia ter recorrido a algum Tribunal para anular o jogo com a Alemanha porque perdeu de 7 a 1?

Pelo que eu vejo o velho Coronel fazendeiro fez escola..do Jus Sperniandi ( embora usado nos meios jurídicos é inexistente no latim) expediente usado para aplicar o inconformismo de quem perde a demanda.

 

2 respostas »

  1. “JUS SPERNIANDI” GOSTEI,

    OUÇO DE VEZ EM QUANDO

    BOBIATUS TU” TAMBEM GIRIA DOS MEUS IRMÃOS……

    QUE “EMBROGLIO” ESTE CONGRESSO!

Excelentes as matérias postadas

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: